quarta-feira, 31 de março de 2010

DEUS


A cerveja belga Deus Brut des Flandres trata-se de uma cerveja especialíssima em função da sua técnica de elaboração conhecida como champegnoise.

Fermentada duas vezes, a Deus é transportada da Brouwerij Bosteels, na Bélgica, onde é fabricada, para a região francesa de Champagne, onde é maturada em barris de carvalho por no mínimo um ano. Já na garrafa, é submetida à tecnica da remuage, na qual um profissional as gira diariamente, no mesmo sentido, cada vez inclinando um pouco, até ficarem com os gargalos totalmente voltados pra baixo. Daí, congela-se os gargalos nos quais se depositaram os fermentos e demais borras, os quais são expulsos pela própria pressão do líquido. Deus está pronta.

O resultado define-se em quatro palavras: leveza, balanceamento, complexidade e sofisticação. No sabor, floral e frutado, o álcool (11,5% ABV) só se sente levemente na garganta. Borbulhante, ostenta um perlage maravilhoso, digno dos grandes espumantes. Ainda há sugestões de fermento, madeira de carvalho, cítrico, erva-doce, vinho branco, manteiga, manjericão, sálvia e alecrim. Precisa dizer mais?



2 comentários:

  1. Eu e a Sabrina, ao final de uma ótima degustação, no Bar dos Brejas no último final de semana, não resistimos e acabamos tomando uma Deus, uma não, foram duas garrafas!!!

    E posso falar que mudei meu conceito com relação à está cerveja, as garrafas servidas eram de uma safra mais recente, o que deixou ela mais suave do que as últimas que já tinha bebido, portanto, é cara, mas vale a pena!

    ResponderExcluir