sexta-feira, 12 de março de 2010

SAINT PATRICK´S DAY






DIA 17 DE MARÇO: SAINT PATRICK´S DAY


Você já deve ter ouvido falar neste nome, principalmente se você é apaixonado por cerveja, o que temos quase certeza que você é. Se não reconheceu pelo nome, talvez irá se lembrar de ter visto um duende trajando roupas verdes em algum desenho animado, ou de alguma festa onde quase tudo é verde e cheia de trevos, realizadas principalmente em escolas de inglês e pubs irlandeses. Não?

Lembrando ou não lembrando, o que mais interessa pra gente aqui é :
Mas o que isso tem a ver com cerveja? Calma, vamos explicar…

A origem do Dia de São Patrício e seus símbolos

O Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick’s Day e em irlandês Lá ’le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra São Patrício, um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, considerado o fundador da Igreja Católica no país. É normalmente comemorado no dia 17 de Março (inclusive é feriado na Irlanda).

Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara. Por que o trevo? A cor verde é associada ao dia de St. Patrick porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a Ilha Verde) e do trevo.

Pronto, um ponto explicado: no St. Patrick’s Day tudo é verde porque a Irlanda é a ilha verde e o trevo é verde.

Mas, e o trevo?

Apesar de ter nascido na Grã-Bretanha, São Patrício foi vendido como escravo para a Irlanda, quando tinha penas 16 anos, voltando para casa 6 anos depois, após ter conseguido fugir de seu cativeiro. Desde então, dedicou-se à vida religiosa e acabou retornando à Irlanda para pregar o Evangelho. Utilizava o trevo de três folhas para explicar como a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) era três e um ao mesmo tempo.

É por isso que o trevo de três folhas sempre acompanha a identidade de St. Patrick. Mas continuando…

Por todo seu trabalho, São Patrício ficou famoso também em outros países, principalmente Inglaterra e Estados Unidos, devido à grande imigração irlandese. Nos Estados Unidos, quase todo o país comemora o dia, mesmo os não descendentes de irlandeses. Este ano, a festa foi comemorada neste fim de semana que passou, com defiles pelas ruas e muita cerveja. Cerveja!!! Mas, de onde surgiu a cerveja nesta história toda

Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa. E falando em festa, amizade e cultara irlandesa, nada mais lógico do que ter muita CERVEJA!!! E Guinness, de preferência.

Portanto, a cerveja faz parte da festa simplesmente porque não existe festa sem cerveja, certo?!

Agora sim, tudo explicado! Ops… não tão cedo. Ainda falta apenas explicar de onde veio o tal duende…

O duende, ou melhor, o leprechaun, é uma figura mitológica do folclore da Irlanda. Acabou sendo incorporado à celebração de St. Patrick’s Day ao longo do tempo, já que o dia celebra cada vez mais a cultura irlandesa.

Agora que você já sabe tudo sobre a celebração mais agitada da Irlanda, resta fazer a sua parte: não saia de casa essa noite se não estiver vestido de verde, com um trevo de três folhas e pronto para beber algumas cervejas. O leprechaun… bem, o leprechaun vai depender de quantas forem as cervejas desta noite.

Onde celebrar St. Patrick’s Day

Para você que quer curtir essa festa, procure os pubs irlandeses, onde a festa é garantida, muitas vezes com cerveja verde também!!


3 comentários:

  1. Vamos encher a cara de Guinness, quem puder venha a Porto Alegre, estaremos no Muligan!!!

    ResponderExcluir
  2. Um conselho a quem for, chegue cedo se possível, pois os lugares acabam cedo, ficando muita gente de pé em volta do balcão, e, depois de um certo horário o atendimento fica péssimo, de tantas pessoas no lugar.

    ResponderExcluir