sexta-feira, 5 de março de 2010

UNIBROUE MAUDITE – A LENDA DE CHASSE-GALERIE

Em novembro de 1992 a Maudite foi a primeira cerveja forte a ser distribuída nas mercearias Quebeque. Possui um nome tipicamente Quebecois, que faz lembrar a lenda de Chasse-Galerie (a lenda da Canoa Voadora).

Diz a lenda que, depois de uma noite de bebedeira, na véspera de ano novo, alguns lenhadores que trabalhavam em um campo remoto resolveram visitar suas namoradas a cerca de 100 léguas. A única maneira de fazer uma viagem tão longa e estar de volta a tempo para trabalhar na manhã seguinte era fazendo um pacto com o diabo para que sua canoa pudesse voar.

Uma regra primordial deste pacto, dizia que os viajantes não deveriam mencionar o nome de Deus ou tocar a cruz, pois caso esta regra fosse quebrada durante a viagem, o diabo possuiria suas almas. Por segurança, os lenhadores se comprometeram a não tocar mais numa gota de álcool para manter suas mentes limpas.

Durante a viagem, avistam o congelado rio Gatineau, muitas aldeias, brilhantes campos e, em seguida, as luzes de Montreal. A canoa então, desce em uma casa onde as festividades de ano novo estão em pleno andamento. Com a súbita chegada, eles são acolhidos de braços abertos e logo estão dançando e celebrando a data como todos. Logo já é tarde e os homens devem deixar o local se quiserem voltar para o acampamento a tempo para trabalhar.

Na volta, com a noite escura e sem lua, o navegador bebe enquanto guia a canoa em um curso perigoso e instável. Ao passar por Montreal eles modificam seu curso fazendo com que a canoa fique presa em um monte de neve profunda. Neste ponto, o navegador bêbado começa juramento e pronuncia o nome do senhor em vão. Seus companheiros, apavorados, amarram o guia e elegem outro para conduzir a canoa, porém o navegador logo rompe suas amarras e começa as juras novamente. A tripulação, cada vez mais agitada com a possibilidade de perder suas almas, acaba colidindo com um alto pinheiro, derrubando todos os seus tripulantes.

O fim dessa lenda muda de versão para versão, porém, a mais cruel talvez, seja aquela que menciona que depois daquela noite, os lenhadores amaldiçoados são condenados a viajar com a canoa através do inferno e aparecem no céu cada véspera de ano novo...

Um comentário:

  1. Não sei o q me apetece mais, tomar a cerveja ou torcer pra ver essa canoa no céu.

    ResponderExcluir