quarta-feira, 31 de março de 2010

CERVEJARIA ABADESSA



No ano de 1098, na pequena cidade de Bermersheim, na Renânia/ Alemanha, nasceu uma criança que foi batizada de Hildegard. Nada indicava que a décima criança do casal Hidelbert e Metchild von Bermersheim se tornaria um dos mais importantes personagens da história europeia do século XII.

Durante sua vida, Hildegard pregou em igrejas e conventos, manteve assídua correspondência com cardeais e papas, príncipes e reis, dos quais foi guia espiritual. Isso seria impossível a partir do século XIII, quando o papa Bonifácio VIII, por meio da Costitutio Periculoso, instituiu a clausura rígida e o silêncio para as mulheres.

Superdotada e habitada por visões desde a infância, Hildegard, aos 43 anos, teve a coragem de registrar e divulgar sua concepção de um universo em expansão, cujas infinitas minúcias também descreveu.

A Abadessa Hildegard, que se definia modestamente como “uma folha na respiração de Deus”, escreveu mais de 70 sinfonias, inúmeros textos poéticos, dezenas de obras de teologia cósmica, uma enciclopédia dos conhecimentos da Alemanha de seu tempo, os dois únicos tratados de ciência natural e médica do século XII e ainda inventou um alfabeto e uma nova língua. Conhecia botânica e os poderes medicinais das plantas, tendo inclusive descoberto a utilidade do lúpulo para conservação natural da cerveja - algo usado até hoje pela maioria das cervejarias do mundo.

Em homenagem a essa grande mulher, e após morar 13 anos em Munique, epicentro cervejeiro da Alemanha, Herbert Schumacher e os irmãos Rosenbach e Guenter Warter fundaram, em abril de 2006, no município de Pareci Novo/Montenegro, no Rio Grande do Sul, a Cervejaria RSW Abadessa. O grande objetivo do empreendimento foi a realização de um sonho: “fazer, aqui no Brasil, uma cerveja de qualidade como as que existem na Alemanha”, revela Herbert.

A cervejaria

Fiel às tradições da escola cervejeira alemã e aplicando a rígida Lex Germanae Cerevisia Maxima (Lei Alemã da Pureza de 1516), a Cervejaria Abadessa produz nove estilos de cervejas - permanentes e sazonais.

Na produção das cervejas da Abadessa são utilizados maltes especiais importados de Bamberg, na Alemanha - inclusive o malte pilsen utilizado para a fabricação da Slava Pilsen. O controle da matéria prima, uma fonte de água mineral litinada, juntamente com os conhecimentos trazidos pelo mestre-cervejeiro Fritz Tauscher - formado pela mais importante universidade para mestres-cervejeiros do mundo, a Universidade Técnica de Munique, em Weihenstephan – vêm fazendo com que as cervejas da Abadessa recebam o reconhecimento tanto da imprensa especializada como de seus fiéis clientes em todo o Brasil.

As cervejas da Abadessa são apresentadas tanto no original Biersiphon - marco da cultura cervejeira alemã que surgiu no final do século XIX e que era muito popular entre as famílias que o utilizavam para buscar cerveja nas cervejarias perto de suas casas – quanto na garrafa Sektflasche, que remete à sofisticação que a cerveja merece. Não filtrada, quando servida pode-se observar sua aparência levemente turva. E, em qualquer momento após a fabricação, as cervejas da Abadessa estão sempre geladas, devendo ser transportadas e conservadas entre 0ºC a 6ºC.

Além disso, a cervejaria realiza alguns eventos durante o ano. Esses eventos têm como objetivo a divulgação da cervejaria e seus produtos. O evento Portas Abertas (Tag der offenen Tur) é realizado normalmente na última semana de novembro. A cervejaria fica aberta a todas as pessoas que queiram visitá-la sem agendamento prévio. O objetivo dos proprietários “é desmistificar a cervejaria e torná-la parte das pessoas, pois a cerveja fica mais saborosa quando se conhece a fábrica, os donos da fábrica e as pessoas que a fazem”, informa Herbert.

O outro evento realizado pela cervejaria é mais restrito e comemora a inauguração da empresa. Conhecido como Expeditio, “o evento é uma expedição à cervejaria (não para amadores nem iniciantes), mas uma expedição às profundezas da fábrica”, comenta Herbert. O dia começa com uma pequena palestra sobre a história da Abadessa, agradecimentos às pessoas e instituições que colaboram com a cervejaria e uma pequena degustação dentro da fábrica. Enquanto isso, uma equipe prepara o churrasco de almoço do lado de fora da fábrica, onde são servidos dois tipos de cerveja. Na Expeditio Abadessa Tertia, realizada em abril de 2009 para a comemoração do terceiro ano da cervejaria, foram servidas a Slava Pilsen e a Abadessa Export.

O evento tem como finalidade a comemoração do aniversário da Abadessa e a realização de uma confraternização anual com amigos. Normalmente participam da Expeditio os clientes, proprietários de bares e restaurantes, apreciadores, cervejólogos, blogeiros, imprensa especializada (Beer Life) e amigos, sendo limitado a 50 pessoas.

As cervejas

Dentre as cervejas permanentes produzidas pela Abadessa encontramos a Slava Pilsen, a Abadessa Helles (Munique) e a Abadessa Export (Dortmunder).

As outras cervejas produzidas pela cervejaria são sazonais: Hildegard von Bingen Weizenbier, Abadessa Dunkles (Munique escura), Abadessa Festbier (Marzen), Emigrator Bock e Doppelbock, Frankonia Rauchbier.

As cervejas dessa excelente cervejaria gaúcha não possuem conservantes ou aditivos químicos. Ao abrir a garrafa ouve-se um estampido, que é consequência da fermentação dos seus ingredientes cuidadosamente selecionados. Todas as receitas são próprias, exclusivas e foram desenvolvidas em parceria com a Cervejaria Kronebrauerei, localizada na cidade de Tettnang, na Alemanha. Identificam-se aromas complexos e especiais nos diferentes tipos de cervejas Abadessa.

Cervejas únicas e especiais, com sabores diferenciados e um alto drinkability, são feitas com matérias-primas selecionadas, não pasteurizadas, e mantêm seus sabores originais que aguçam os paladares mais requintados.

Em breve a cervejaria vai operar um centro de distribuição na cidade de São Paulo. A expectativa desse ‘novo’ empreendimento é viabilizar a logística dos produtos da cervejaria para melhor atender bares e restaurantes da capital paulista.


3 comentários:

  1. Cervejaria do meu amigo Herbert Schumacher, está é a opção para o próximo encontro!!

    Pegar uns 3 barris, de Slava, Helles e Export, portanto confirmem a presença o quanto antes, para podermos calcular a quantidade de litros para encomendar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ele vende barril de 10l, portanto pra degustar esses 3 tipos, será encomendado 30l, mas não se assustem, pq a cerveja é leve e bem mais fraca do que as dos encontros anteriores.

    Calculo que o valor cobrado deve ser uns R$ 300,00 30l de chop + o valor do aluguel das chopeiras, que o ideal seria 2.

    ResponderExcluir