segunda-feira, 8 de março de 2010

RESTAURANTES E BARES RECOMENDADOS

Alguns lugares legais para visitar e degustar uma boa cerveja:

Porto alegre

Mulligan Irish Pub

www.mulligan.com.br

O Mulligan segue a linha de decoração e de atrações inspiradas nos pubs irlandeses. Dispõe de mais de 70 marcas de chopes e cervejas de diversas nacionalidades como alemãs, belgas, inglesas, holandesas além da irlandesa Guiness e o chope Eisenbahn.

A carta de bebidas lista ainda clericots, vinhos e caipirinhas. Para petiscar a sugestão da casa é o Gaelic Boxty, prato típico da Irlanda que consiste em panqueca de batatas com recheio de filé ao molho de uísque.

Nossa Senhora do Ó

O Nossa Senhora do Ó tem mistura de bar e restaurante, unido ao ambiente acolhedor; um boteco gaúcho com sotaque paulista. O bar foi inspirado no badalado Frangó de SP, que desde 1987 oferece receitas conhecidas e tem uma das maiores cartas de cerveja do Brasil.

O Nossa Senhora do Ó tem o cardápio inspirado na cozinha de boteco. Oferece a coxinha do frangó, conhecida em São Paulo. Também é possível experimentar o sanduíche de mortadela ceratti do Mercado Público de São Paulo e o tradicional caldinho de feijão servido em caneca e acompanhado de torresmo.

O local dispõe de variada carta de cervejas, importadas e nacionais, cada uma servida em seu copo recomendado. Um dos atendentes, conhecedor das bebidas está à disposição para ajudar os mais indecisos - ou simplesmente bater um bom papo sobre o assunto.

A casa também integra o Cardápio do Vizinho, que acontece toda terça-feira das 17h30 às 23h, permitindo ao cliente fazer o pedido de pratos e petiscos de outras casas como Barbarella Bakery, Daimu, Dometila, Puppi Pizza e Trancoso.

Lourival Bar

http://www.lourivalbar.com.br

O Lourival Bar é um ponto de encontro para quem curte beber uma boa cerveja em um ambiente informal. É um lugar para relaxar e descontrair, com companhias agradáveis e boas conversas.

No almoço é servido um bufê de comida caseira com 27 variedades de pratos quentes e saladas.

Clara ou escura, forte ou suave, são mais de 70 opções de cervejas para o cliente degustar, entre as marcas belgas, alemãs, inglesas, irlandesas, francesas, além das nacionais, inclusive de fabricação artesanal. Outro destaque é a carta de vinhos com rótulos consagrados com várias versões da bebida.

Para o acompanhamento a sugestão da casa são os filés; são mais de 20 tipos servidos à noite. Um dos mais solicitados pelos clientes do bar é o Filé à Lourival, servido com molho madeira, maionese, salada mista, banana à milanesa, arroz e batatas fritas.

Bier Markt

WWW.biermarkt.com.br

O Bier Markt caracteriza-se como uma casa de cerveja artesanal. Trabalha com cerca de 30 rótulos importados e oito opções em barris, além de espumantes.

Conta com cardápio gastronômico harmonizado, destacando petisco típicos alemães como o hacker peter (carne bovina fresca e pão integral cortado em cubos).

A Toca

www.cervejacoruja.com.br

A Toca é um lugar para apreciar a cerveja Coruja numa boa e trocar informações sobre o universo cervejeiro com quem entende do assunto.

O bar dispõe de um cardápio com petiscos tipico da culinária brasileira. Além da Coruja, oferece também outros rótulos de cervejas brasileiras artesanais, além de outras bebidas.

Shamrock Irish Pub

WWW.shamrockpub.com.br

A intenção do bar é reproduzir com fidelidade os pubs da Irlanda. O Estabelecimento é divido em três ambientes, sendo um no primeiro andar, ideal para um bate-bapo no happy hour, outro no segundo piso, onde estão os jogos de sinuca e dardo e o terraço, que proporciona vista para o Parque Farroupilha.

O cardápio oferece pratos e petiscos típicos europeus como o Fish & Chips, feito com linguado crocante, preparado na cerveja e acompanhado de ervilhas cozidas, molho tártaro e fritas.

Para o acompanhamento dispõe de diversas marcas de cervejas como Heineken, Bohemia e Stella Artois, além de chopes como o Eisenbahn e Guiness.

ARMAZÉM BIERKELLER

Com certeza se você é apreciador de uma boa cerveja e é morador de Porto Alegre já deve ter ouvido falar neste lugar. A pouco tempo, foi veiculada uma matéria no Jornal da Globo em rede nacional sobre este espaço cervejeiro. O Bierkeller surgiu da idéia de seu fundador , Vitório como é conhecido na casa , em criar um ambiente acolhedor e baseado nos anos 30, restrito para pessoas que apreciem a boa cerveja e a conversa entre amigos na mesa de bar.

Mais do que um simples bar , hoje ele é sem dúvida o melhor estabelecimento de Porto Alegre para se degustar mais de 120 rótulos de cervejas nacionais e importadas, por um preço justo. Além das cervejas , seu grande ponto forte são os frequentadores, na sua maioria criadores de opinião do mundo cervejeiro do Rio Grande do Sul , tais como: cervejeiros , homebrewers , fabricantes artesanais , jornalistas especializados (inclusive do eixo Rio-São Paulo) , confrarias , colecionadores e degustadores em geral.

Para este ano a casa está expandindo sua área e estará disponibilizando uma cave em seu porão, para reuniões exclusivas de confrarias e cervejeiros que necessitam de um espaço reservado para debater sobre os novos lançamentos e também degustar novas cervejas a serem lançadas no mercado, ou fabricadas com exclusividade pelos próprios.

No Bierkeller o atendimento é feito pelo próprio cliente , você entra pega sua cerveja o copo , caso queira existe ainda uma mesa de frios e salsichas dos mais diversos tipos e depois na hora de ir embora basta pagar o que consumiu sem controle de garçons ou de qualquer outro tipo. Para os frequentadores mais assiduos existe um armário onde pode ser guardado seu copo pessoal , coletado em alguma viagem ou compra local.

Como o ambiente possui este tipo de estrutura , só é permitida a entrada de amigos do proprietário e seus indicados , sendo assim caso você queira conhecer a casa é melhor procurar na sua rede de amigos , algum amigo do Vitório.

A Toca do Vice

WWW.ATOCADOVICE.COM.BR

A Toca do Vice é especializada em bebidas de trato fino como vinhos e cervejas artesanais e cervejas importadas.

Dentre os destaques da casa estão vinhos de rotulagem Casa Valduga e Dom Cândido. Na linha de cervejas, encontram-se nomes como Coruja e White Head.

Para acompanhar, o local disponibiliza opções de salames e queijos, além de chocolates de Gramado.

Com ambiente reservado, a Toca Do Vice oferece aos clientes espaço para happy hour.

Costi Bebidas

WWW.COSTIBEBIDAS.COM.BR

A Costi Bebidas é uma empresa especializada na distribuição de bebidas como água, refrigerantes de embalagens descartáveis e retornáveis.

Seu estoque possui cervejas nas marcas Hof Brau, Water Loo, Czechavar, além de Baden Baden, Amsterdan, entre outras.

Junto aos destilados estão sugestões de batidas, tequilas, conhaques, cachaças, vodcas, espumantes e vinhos em opções de garrafas de dois litros, garrafões de 4,6 litros apresentados em rótulos nacionais e importados como Chardonnay, Vinho Verde e Vasco Branco.

A Costi dispõe ainda de cestas e baús compostos por kits para presentes, além de delicatéssen variada com especiarias importadas para degustação.

FLORIANÓPOLIS:

ACADEMIA DA CERVEJA

www.academiadacerveja.com.br

A Academia da Cerveja caracteriza-se pela sua especialidade em cervejas, inclusive artesanais, além do tradicional chope.

No mesmo espaço são servidos cafés, lanches e também comercializados souvenires com copos, camisetas e kits presentes.

RIO DE JANEIRO

BEERTASTE

www.beer-taste.blogspot.com

Uma de suas marcas é a trilha sonora de blues. Outra característica: a ampla oferta de cervejas belgas. É dessa nacionalidade o encorpado chope Maredsous 6. Há seis exemplares de cerveja trapista - um tipo produzido em monastérios dos Países Baixos -, entre elas a Chimay Blue. Também da Bélgica, a cerveja Deus tem preparo semelhante ao do champanhe. Os clientes podem levar a bebida para casa ou apreciá-la no bar, comendo mix de salsichas alemãs de quatro tipos ou cachorro-quente com salsichas alemãs, molho tártaro, queijo parmesão gratinado e batatas assadas.

BELGIANBEERPARADISE

www.beerparadise.com.br

Para quem não conhece, estou falando da loja do Xavier Depuydt, a Belgian Beer Paradise. Ele é o importador exclusivo das beldades belgas, como Kwak, Tripel Karmeliet, St Feuillien, Maredsous, entre outras.

Os preços podem não ser convidativos, mas a exclusividade das cervejas é o atrativo do local. A loja conta com algumas mesinhas para bebermos ali mesmo. Servidas pelo parceria Beto, em seus devidos copos, as cervejas do belga são a certeza de uma boa degustação.

Aconchegante e intimista, o local é o único no Brasil, que vende chope belga tirado do barril. A cada quinzena uma marca nova é apresentada aos clientes.

BUENA VIDA SOCIAL CLUB

http://www.buenavidasocialclube.com.br/

Substituiu no endereço o antigo Belgian Beer Paradise. As alterações no visual são poucas, e até o gerente, Antonio Lima, foi mantido. Oferece cinquenta cervejas importadas. Sobressaem a Chimay Blue, produzida por monges belgas da Abadia de Scourmont, e a Tripel Karmeliet, à base de aveia, trigo e cevada. A loura da marca Deus tem o preço no céu. Para beliscar, porções de mexilhão cozido no vapor de cerveja ou vinho com legumes, acompanhadas de batata frita e maionese, e picanha aperitivo com farofa e molho à campanha. Nos fins de semana tem música ao vivo.

SÃO PAULO

FRANGÓ

www.frangobar.com.br

Imagine estar em outra cidade, tomando cerveja, sentado tranqüilamente em frente de uma pracinha - com igreja e tudo. Interior? Não. Esse lugar fica cravado na capital, em plena zona norte da cidade, no Largo da Matriz, Freguesia do Ó. Entra ano e sai ano, o Frangó é recomendado por críticos e amigos como um dos melhores botecos da cidade.

O ambiente é meio rústico e a cerveja, o grande mote na decoração. Quem aprecia a bebida está no lugar certo e pode até se atrapalhar na hora de escolher. A casa oferece 90 marcas de cervejas. Há desde as belgas - preparadas por monges -, como as badaladas Chimay e Orval, entre outras. Mas a carta de "geladas" ainda traz outras marcas alemãs, irlandesas, tchecas, inglesas... e também brasileiras pouco comuns de se ver por aí.

Nos rótulos de cada garrafa ou lata, informações bastante curiosas. Para completar, os donos - Cassio ou Norberto - são especialistas no assunto e costumam circular pelas mesas conversando com os clientes. O lugar ainda serve uma famosa coxinha de frango com Catupiry , que costuma chegar sequinha e crocante à mesa.

TORTULA

www.tortula.com.br

O Tortula é o lugar ideal para os amantes de uma cerveja de qualidade. Misto de padaria moderna, butique de carnes, restaurante e bar, a casa possui mais de 150 opções da bebida. As cervejas (latas ou garrafas) ficam expostas em uma gôndula com refrigeração e, em sua maioria, são belgas, alemãs ou nacionais. Das brasileiras, pode-se destacar a Eisenbahn, de Santa Catarina, a gaúcha La Brunette e a Baden Baden, de São Paulo. Entre as marcas gringas, estão a famosa belga Maredsous 10 e a alemã Kolsh, tradicional da cidade de Colônia.

Quem busca mais do que um copo de cerveja não precisa se preocupar. O espaço ainda agrega lanchonete, café, frutaria, entre outras coisas. Sob o comando da nutricionista Vanessa Flávia Silveira, a casa abre para o almoço e jantar. Durante a noite, pode-se optar por mais de 40 opções de sabores de pizzas servidas na lanchonete.

DRAKE´S BAR

www.drakesbar.com

Além de decoração original inglesa no Pub,o local tem ampla área verde acoplada ao Deck e oferece cardápio diferenciado by Greigor Caisley, nova revelação da gastronomia paulistana, em ambiente de bom gosto.

O lugar fica no prédio do Centro Brasileiro Britânico e é composto por um Pub e um Deck Restaurante.

O diferencial da casa está presente em todos os detalhes. Dois ambientes totalmente distintos – um pub tipicamente britânico e um deck com jardim repleto de plantas nativas do Brasil - fruto de um projeto premiado na Inglaterra que ganhou medalha de ouro em uma conceituada exposição, o Chelsea Flower Show.

Em qualquer ambiente é possível degustar um sofisticado e diferenciado prato elaborado pelo chef australiano Greigor Caisley, que assinou cardápios em conceituados restaurantes em Sidney.
Além das plantas,foram planejadas cascatas e espelhos d´àgua ao redor do jardim.

Estar no Pub é uma viagem à Inglaterra. Além dos pratos diferenciados e chopes da Europa, é possível ler uma revista em inglês como a Newsweek e a New Science, jornais como o semanal britânico The Guardian e, também, livros. O Pub oferece um marcador personalizado com o nome do cliente, que pode apreciar obras de Shakespeare, Irvin Stone, Stuart Woods, entre outros, todos em inglês.

Mesinhas altas, iluminação contemporânea e paredes revestidas em madeira, também são encontradas. Há paredes de pedra esculpida com frases literárias em inglês e em português, mas o orgulho do proprietário Ali Visserman são as 78 gravuras náuticas escolhidas a dedo e trazidas da Inglaterra. O Pub também oferece sistema wireless possibilitando que seus clientes conectem seus notebooks e palms à Internet sem fio.

Entradas, carnes e massas, com toques orientais e tecnique clássico com molhos de frutas e ervas figuram entre as sugestões do chef, como o Robalo ao Molho de Cidra com alho-poro e estragão.

Entre as especialidades da casa estão os “fusion”, que são misturas de pratos de diferentes países e os hambúrgueres gourmet, elaborados com molhos diferentes, peixes e legumes.

Os hambúrgueres também têm seu reinado neste cardápio, são cinco opções imperdíveis no estilo gourmet.

A sofisticação também é levada em conta no preparo das sobremesas, como a torta de Figo com Vinho do Porto, framboesas e mascarpone, ou torta cremosa de chocolate com morangos e chantilly, certamente, de dar água na boca.

Outro grande diferencial é o chope importado servido no Drake´s, onde é possível provar a cerveja vermelha inglesa Old Speckled Hen, a Newcastle Brown Ale (a cerveja engarrafada mais vendida na Inglaterra), a Dry Blackthorn Cider (feita à base de maçã), a Beamish, além da francesa Kronenbourg 1664, uma pilsen ideal para acompanhamento de refeições.

O bar também oferece marcas importadas de rum, whisky e vodcas. Aa caipirinhas tem sabores exóticos como cupuaçu, uva e melancia com gengibre.

Como fica a poucos quarteirões da Marginal Pinheiros, é ideal para o happy hour, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h.

Mas, como o pub é tipicamente inglês, um dos pontes fortes é o chá da tarde, servido diariamente das 15h às 18h. São duas opções no cardápio: The Endeavour (chá ou café com biscoitos sortidos) e o The Ark Royal (Chá ou café com muffins, manteiga, geléia e mini sanduíches).

O local também organizada eventos empresariais.

A casa está localizada no Centro Brasileiro Britânico. O prédio reúne a sede da Cultura Inglesa, o Consulado Geral Britânico, a Câmara Britânica de Comércio, o British Council, a Fundação Britânica de Beneficência, a Associação Brasileira das Culturas Inglesas e a The English Speaking Union.

O complexo tem 13 mil metros quadrados de área construída com um teatro, galerias de arte, biblioteca e centro de informações com link para as universidades britânicas, salas de reunião, restaurante, bar e jardins.

BEER PARADISE SP

www.beerparadise.com.br

Importador de cervejas, o belga Xavier Depuydt herdou da família a paixão pela bebida. Seus bisavós foram donos de microcervejaria em seu país natal. Em 1996, depois de trabalhar dez anos em cervejarias europeias, Depuydt mudou-se para o Rio de Janeiro, onde abriu o Belgian Beer. Em São Paulo, comanda um pequeno empório de cervejas. Instalado numa galeria de lojas em Moema, o Belgian Beer Paradise ganhou recentemente faceta de bar. Passou a funcionar até 22 horas, e cinco mesinhas foram instaladas em um gostoso terraço com vista para a rua. Assim, o cliente pode provar ali ou levar para casa algumas das melhores loirinhas, morenas e ruivas do mundo.

Noventa rótulos, todos belgas, estrelam o didático cardápio. Entre eles, da caríssima Deus (R$ 229,90), das prestigiadas trapistas Achel Blond (R$ 31,90) e Orval (mesmo preço) e da potente e escura St. Bernardus Abt (R$ 31,90), com respeitáveis 10,5% de teor alcoólico. A casa sempre dispõe de uma opção de chope belga. No momento, está em cartaz o saboroso Maredsous 6 (R$ 15,90; 250 mililitros). Não espere muitas opções para beliscar. São apenas dez itens, como o mix de salsichinhas (R$ 19,90), servido com mostarda escura. Um aviso: quem chega depois das 19 horas encontra o portão principal da galeria fechado. É preciso tocar a campainha e aguardar um funcionário abrir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário